Consórcio Conectar é tema de debate sobre inovação na saúde promovido pela Universidade Federal Fluminense  

Aula pública do mestrado de Saúde Coletiva da UFF vai abordar impactos da criação do Consórcio na gestão do Sistema Único de Saúde

O Consórcio Conectar, mobilização inédita liderada pela Frente Nacional de Prefeitos, será tema do painel “Inovações institucionais para o SUS”, evento virtual promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A aula pública será transmitida nesta sexta-feira (23), às 10h, pelo canal da Uniteve UFF no Youtube e contará com apresentação do secretário executivo do Conectar, Marcelo Cabral.

Promovido pela disciplina de “Planejamento e Gestão em Saúde” do Mestrado em Saúde Coletiva da UFF, o encontro debate o esforço coordenado dos mais de 2.500 municípios consorciados para a atuação integrada na gestão da rede de atenção à saúde. A iniciativa propõe como uma das estratégias a compra compartilhada de imunizantes, medicamentos, insumos médico-hospitalares e serviços, gerando economia significativa de recursos e combatendo a escassez de itens essenciais.

"É gratificante perceber que o ambiente acadêmico já acompanha a trajetória do Consórcio, estruturado há pouco mais de três meses. Queremos contribuir de forma ativa no debate público sobre como modernizar e garantir o funcionamento eficiente das redes públicas de saúde", explica Marcelo Cabral, secretário executivo do Consórcio Conectar.

A abertura do evento será realizada pelo professor Antonio Claudio de Lucas da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense, e pela professora Mônica de Rezende, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC da UFF. O professor Fabiano Tonato, um dos organizadores do painel, explica que “o Consórcio Conectar é uma inovação no Pacto Federativo para a gestão do SUS”. “Queremos com a atividade explorar os desafios que decorrem desse novo arranjo representado pelo Conectar”, completa.

Participam também como debatedores do painel o médico Arruda Bastos, responsável pela implantação do Consórcio Público de Saúde do Ceará e hoje secretário adjunto da saúde do município de Itapipoca- CE, e o médico Roberto Bittencourt, professor da Universidade Católica de Brasília e especialista em planejamento e gestão de saúde. Ambos são especialistas renomados com passagem por cargos públicos de gestão na área de saúde.

Acompanhe a aula pública ao vivo pelo canal: www.youtube.com/uniteveuff

Imprimir